domingo, 27 de janeiro de 2013

25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987

 1966 – 1969

  A União vai reforçando o seu papel aglutinador de boas vontades, conseguindo alargar a sua implantação junto dos cadafazenses, mercê da capacidade de realização demonstrada.
  O jovem engenheiro Armindo Simões Nunes, que se destacara como Secretário da Assembleia Geral, vem a ser eleito presidente da direcção, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido.
  Foi por ele elaborado e oferecido à colectividade o projecto da Casa de Recreio, obra que vai ser posta a Concurso Público em Janeiro de 1967. O custo dos trabalhos, ultrapassa largamento as capacidades financeiras da União e a obra é protelada no tempo.
  É ainda a União que dinamiza a constituição de uma Comissão para a Campanha de Restauração da Capela de Stº António.
  Em Junho de 1967 o vice-presidente Bladmiro da Cruz Carneiro, pede a demissão em resultado da sua imigração para os Estados Unidos da América, a colectividade vai perder o contributo de um grande entusiasta, que mesmo longe vai enviar roupas para distribuir pela gente mais necessitada de Cadafaz.
  A realização anual do piquenique em Lisboa, levou a direcção a proceder à compra de uma Aparelhagem Sonora, evitando os custos de aluguer.
  Para evitar as caminhadas ao rio e procurando tirar partido das novas possibilidades criadas com a inauguração da electricidade, tem início o processo de construção de um moínho eléctrico em Cadafaz.
  Os objectivos vão sendo alcançados, a colectividade consegue realizar em curto período de tempo, uma obra importante para as populações locais e atinge prestígio no seio do movimento regionalista. No entanto todo este trabalho é mercado com muitas reuniões, deslocações, tempo retirado ao ambiente familiar, com custos financeiros significativos para os directores e o que é pior com incompreensões e críticas perfeitamente desajustadas. Depois de 4 anos à frente dos destinos da União o Engº Armindo Simões Nunes decide retirar-se.



União Recreativa do Cadafaz, 25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987, Lisboa, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua visita e o seu comentário.
Informamos que não serão publicados comentários anónimos.