sexta-feira, 1 de março de 2013

25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987

 1979 -1980

 Com as obras dos arruamentos na sua fase final e perante a impossibilidade de continuação na direcção da União do seu presidente, vem a ser eleito para o lugar o vice-presidente – Engº Carlos Manuel Martins, elemento que tinha presidido durante alguns anos a Secção Juvenil e que estava integrado das actividades em curso.
  Concluíram-se as obras da 1ª fase de Beneficiação dos Arruamentos, foi elaborado um projecto para a 2ª fase e solicitada a sua aprovação e comparticipação através da Direcção-Geral do Equipamento Rural e Urbano.
  Entretanto a institucionalização do Poder Local é regulamentada, são atribuídas verbas às autarquias através da Lei das Finanças Locais, são descentralizadas funções da Administração Central através de Lei das Atribuições e Competências e vive-se um período de redefinição de objectivos, por parte dos órgãos do Poder Local democraticamente eleitos e a uma componente de expectativa por parte das Direcções-Gerais e Ministérios no que diz respeito à definição clara das áreas de intervenção.
  É neste clima que a comparticipação da 2ª fase dos arruamentos vai sendo protelada, apesar dos contactos que são desenvolvidos com vista à obtenção da necessária verba para continuidade dos trabalhos.
  A Casa do Concelho de Góis atravessa um período menos bom, e muitas são as vezes em que não se podem realizar reuniões ou se ficam por uma conversa na leitaria da zona.
  Os jovens cadafazenses, membros da 2ª geração de oriundos da aldeia, vão sofrer as consequência da ausência de uma política coerente de desenvolvimento e à medida que constituem família são empurrados para a periferia de Lisboa, perdendo no essencial os contactos com a sua comunidade e encontrando outras solicitações e outras formas de participação na vida social, que resultaram das transformações operadas com o 25 de Abril - partidos políticos, sindicatos, comissões de trabalhadores, comissões de pais, autarcas.
  A divulgação das actividades da colectividade é negativa e manifestamente influenciada pela dispersão geográfica, pelo agravar dos custos das comunicações e pela manutenção de quotas em valores que a inflação tornou ridículos.
  A União, promove em Cadafaz a realização do almoço de convívio das Colectividades da Freguesia de Cadafaz, iniciativa que se desejava fosse organizada rotativamente por todas as colectividades, mas que apenas é seguida pela Comissão de Melhoramento da Cabreira no ano seguinte.


União Recreativa do Cadafaz, 25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987, Lisboa, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua visita e o seu comentário.
Informamos que não serão publicados comentários anónimos.