segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987

 1963 - 1965

 No dia 20 de Janeiro de 1963, tem lugar um almoço de confraternização e apresentação da Bandeira da colectividade, a qual foi custeada por subscrição pública promovida pela Comissão de Fundos da Bandeira constituída pelas senhoras: Maria da Luz Martins dos Santos, Belmira de Jesus Paulo e Maria Lopes Serra.
  Refira-se que foram angariados 4.461$50, que resultaram de 194 donativos que variam de 1$00 a 100$00.
  Em 17 de Agosto de 1963 a União promove em Cadafaz uma homenagem ao reverendo padre André Almeida Freire, pároco da freguesia de 1926 a 1958 e a benção da Carreta Funerária de tracção braçal para servir toda a população da freguesia de Cadafaz, realizando para o efeito uma excursão a Cadafaz de 15 a 19 de Agosto e organizou os festejos de 18 de Agosto, comemorativos das inaugurações da Rede de Abastecimento público de água e da estrada Cemitério-Stº António.
  Em 24 de Novembro de 1963, realiza-se o primeiro almoço comemorativo do aniversário da União Recreativa do Cadafaz, organização que congrega grande participação da massa associativa sendo por isso aproveitada para convívio e balanço da actividade desenvolvida, vai tornar-se uma acção tradicional da colectividade.
  A necessidade de articular as iniciativas da direcção, com a população de Cadafaz, Junta de Freguesia e Câmara Municipal conduziu à criação de uma delegação da União em Cadafaz, para cuja presidência foi eleito o sócio Guilherme Simões Alves, presidente de Junta de Freguesia de Cadafaz, o que permitiu assegurar bastanta sintonia de objectivos e um grande espírito de colaboração entre a colectividade e aquele órgão de Administração.
  Estamos em 1964, a população escolar de Cadafaz é significativa, as carências de material escolar são generalizadas, não existe qualquer apoio governamental com fins sociais, pelo que a União em estreita colaboração com a dedicada professora Arminda de Jesus Alves Martins vai promover, na época de Natal, a oferta de batas escolares, canetas, lápis, cadernos e borrachas a todos os alunos. Esta atitude vai repetir-se durante vários anos.
  Em 16 de Maio de 1965 tem lugar uma excursão aos 3 castelos com partida de Cacilhas (a ponte sobre o Tejo era ainda um sonho), que conta com grande participação dos cadafazenses.
  No dia 11 de Julho de 1965, em Algés, realiza-se o primeiro Piquenique da colectividade, espaço de convívio, divertimento e de angariação de fundos.
  É adquirido um terreno nas Piçarras para construção de uma Casa de Recreio.
  O processo de alargamento do Largo da Volta-do-Carro é desencadeado com grande dinâmica, e as boas vontades ultrapassam as incompreensões, tendo lugar no dia 28 de Agosto de 1965 a inauguração do Largo da União Recreativa do Cadafaz.
  A União Recreativa do Cadafaz colabora financeiramente no processo de electrificação das aldeias da freguesia de Cadafaz, fazendo a entrega de um donativo à Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz que dinamizava o referido projecto.
  O governo em Portugal era na época extremamente autoritário e com um modelo de administração centralizado pelo que todas as decisões passavam pelo «Terreiro do Paço», as Câmaras e Juntas de Freguesia pouco faziam para além de processos burocráticos, sem qualquer componente executiva de sua própria iniciativa. As obras quando eram conseguidas, resultavam de um conjunto de andanças por Ministérios e Direcções-Gerais.
  A Guerra Colonial mantinha os jovens afastados das suas aldeias, da sua comunidade e muitas vezes de Portugal. Nomeadamente em Comissão de Serviço, a União vê partir o seu presidente – Américo Alves Martins – para o então Ultramar, os colegas de direcção promovem em conjunto com outras colectividades uma festa de despedida, mas perdem um dos elementos mais dinâmicos e experiente do movimento regionalista.

 













União Recreativa do Cadafaz, 25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987, Lisboa, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua visita e o seu comentário.
Informamos que não serão publicados comentários anónimos.