domingo, 29 de dezembro de 2019

Correspondência trocada com a Junta de Freguesia

Estamos na reta final do nosso mandato, por isso damos a conhecer á comunidade cadafazense os últimos pedidos/ofícios que enviamos á Junta de Freguesia e a resposta recebida por esta entidade e ao qual lamentamos a indiferença perante a cada vez mais pequena comunidade.


                                                                                           União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal
                                                                                           Exmo. Senhor Presidente António Martins
                                                                                           Cadafaz
                                                                                           3330-014 Cadafaz-Góis

Cadafaz, 06 de novembro de 2019                   N/Refª Exp.38/2019
  
Assunto: Vários assuntos
  
 Exmo.  Sr. Presidente,

            Vimos solicitar a colocação de um corrimão nas escadas de acesso à casa de convívio. Por acharmos que seria de uma grande ajuda e segurança para os utilizadores das escadas. 

Relembramos que continuam por substituir as partes de gradeamento em madeira entre o local denominado “Espanha ou Piçarras” e os Portos desde há 2 anos a esta parte. Assim como, continuam por subsituar as grelhas dos assadores dos Portos, conforme informação já enviada no n/ofício de 25 de abril de 2019 com a N/Ref Exp. 09/2019.

Referente á não colocação de um novo palco estamos sensíveis à falta de segurança que apresentava, por nós reportada, mas discordamos ter sido retirado em vez de reparado, tendo, na nossa opinião, desvalorizado o espaço. Perante o exposto, ficaríamos muito gratos que considerassem a recolocação/construção de um novo palco, naquele sítio…

Certos da Vossa melhor e mais cuidada atenção para o assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

O Presidente da Direção
Paula Santa Cruz





                                                                                           União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal
                                                                                           Exmo. Senhor Presidente António Martins
                                                                                           Cadafaz
                                                                                           3330-014 Cadafaz-Góis


 Cadafaz, 16 de dezembro de 2019                                                                                             N/Refª Exp.45/2019
   
Assunto:  Resposta ao vosso ofício Of.090/2019
  
 Exmo.  Sr. Presidente,

                Em resposta ao vosso ofício Of.090/2019 datado de 11/11/2019 mas recebido via mail no dia 05/12/2019, informamos o seguinte:

- Relativamente ao nosso pedido para colocação de corrimão nas escadas de acesso à Casa do Convívio, muito nos espanta a Vossa tomada de posição, pois consideramos que as referidas escadas não se encontram englobadas no Protocolo, que salvo melhor opinião, são Via Pública, constatando que dão serventia e acesso entre estradas e propriedades de outrem. Alvitrando a possibilidade de algum mal-entendido sobre a identificação do espaço, enviamos registo fotográfico afim sanar qualquer dúvida (Foto 1 - Escadas).

 - Em relação á substituição de partes do gradeamento, informamos que não foi totalmente reparado. Conforme podem verificar pelo registo fotográfico, nas «Piçarras ou Espanha» faltou retirar o banco, que está a cair e colocar um novo, assim como colocar o gradeamento que está em falta. As fotografias comprovam a existência de um orifício no chão onde deveria estar um dos lados do gradeamento (Fotos 2 e 3 - Piçarras).

- Sobre a substituição das grelhas, ultrapassa a nossa compreensão a ligação entre a nossa aldeia, o nosso pedido e os projetos que estão a decorrer, assim como com o pagamento da dívida á segurança social. Consideramos que o solicitado corresponde a um valor residual para uma Junta de Freguesia, facilmente conferido fazendo um prospeção de mercado. (Fotos 4 e 5 - Grelhas).

- Sobre a não colocação do palco, consideramos existirem algumas inverdades, pois de acordo com o transmitido pelo ex-presidente desta instituição em seguimento ao V. encontro a 9 de junho, no local, ficou V. Exa. informado de que se encontrava a cessar as suas funções e que o resultado do encontro devia ser dado a conhecer aos restantes elementos da Direção, o que não aconteceu de todo. Porém, apesar se ter concordado com a retirada do palco, por razões de segurança, também informou que deveria ser construído um novo em materiais mais sólidos e duráveis (Foto 6 – Portos).
   
Reiteramos a nossa surpresa perante a necessidade de nos deslocarmos ao local, pois a Junta de Freguesia é responsável pela manutenção do espaço. A U. R. C., dando voz aos cadafazenses, reportou a situação que, salvo melhor opinião, deve ser resolvida pela Junta de Freguesia, com a urgência possível, por razões de segurança.

Mais alertamos que o espaço deveria ser objeto de vistorias regulares, precavendo problemas e agravamento dos mesmos. É um espaço com importância para a aldeia, onde no Verão decorrem vários eventos importantes para a comunidade. Este local também é muito frequentado por pessoas que visitam a freguesia e o concelho. O que está em causa, neste momento, é a segurança do local onde estava o palco. Lamentamos a indiferença perante a cada vez mais pequena comunidade.

Os nossos pedidos não são para usufruto desta coletividade, mas sim para os Cadafazenses e para todas as pessoas que vem ao Cadafaz.

Agradecemos que no vosso próximo orçamento estejam englobadas verbas para a resolução das solicitações descritas.

Para finalizar informamos que iremos dar público os ofícios que vos foram enviados referente a estes assuntos, assim como o vosso ofício.

Certos da Vossa melhor e mais cuidada atenção para o assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
  

A Presidente da Direção
Paula Santa Cruz
















sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Falecimento do Sr. Fernando Alves de Almeida


Infelizmente este post não é para dar a conhecer mais uma atividade nossa, mas sim a lamentar o falecimento do Sr. Fernando Alves de Almeida. Hoje fomos informados, que faleceu no passado dia 28 de novembro. 
O Sr. Fernando foi um dos sócios fundadores e o primeiro Presidente desta coletividade. 
No dia 24 de novembro de 2012, no almoço dos 50 anos da U.R.C. foi homenageado pela Direção na altura.
Todos os anos entrava em contacto com a Direção para desejar um bom almoço de aniversário e felicidades para a Direção, este ano também o fez na altura da Torresmada.
A Direção da União Recreativa do Cadafaz apresenta as sentidas condolências ao seu filho José Manuel de Matos Alves de Almeida assim como aos restantes familiares.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Almoço comemorativo do 57º aniversário da União Recreativa do Cadafaz

A União Recreativa do Cadafaz festejou no dia 30 de novembro os 57 anos, para o efeito realizou um almoço de aniversário e homenageou os sócios com 25 e 50 anos de associados. Foi um dia de muita chuva, mas mesmo assim estiveram presentes 85 pessoas, além dos sócios e amigos também estiveram o Sr. Mário Fragoso, vogal da Assembleia Geral da U.R.C.; o Sr. Jorge Almeida, secretário da União de freguesias de Cadafaz e Colmeal; o Sr. Frédéric Alves, vice-presidente da Comissão de Melhoramentos da Cabreira; Drª Tânia Santos e Drª Lara Pardal das Cáritas Diocesana de Coimbra, e também o Sr. Nuno Lopes, Secretário do Gabinete de Apoio á Vereação da Câmara Municipal de Góis, infelizmente teve de se ausentar antes do final do almoço, devido a compromisso fúnebre.
Durante o almoço foram projetadas fotos de todas as atividades realizadas nos últimos quatro anos, que fizeram recordar os bons momentos de convívio.
No final do almoço, a presidente da Direção, Paula Santa Cruz, que começou por cumprimentar e agradecer a presença de todos, de seguida discursou o seguinte:

“Exmº Senhor Secretário da Junta de Freguesia, Jorge Almeida,
Exmºs Senhores representantes de todas as coletividades,
Exmªs Senhoras Doutoras das Cáritas Diocesana de Coimbra,
Exmºs Sócios e Amigos,
Hoje, festejamos o 57º aniversário da União, é um dia de alegria e melancolia, porque com este almoço terminamos as nossas atividades e o nosso mandato.
Foram quatro anos de muito trabalho, de esforço da nossa parte, mas muito recompensadores. Porém, neste momento precisamos dar lugar a outros para podermos descansar e vir ao Cadafaz para relaxar e não trabalhar. Estaremos disponíveis para apoiar e ajudar a futura Direção, se for necessário.
Durante os nossos dois mandatos fizemos várias atividades que ao longo do tempo foram tendo cada vez mais participantes, o maior de todos foi no festival das sopas em junho. Pusemos o Abrigo Escola operacional para ser utilizado, mas muito ainda há a fazer, recuperamos o moinho fazendo algumas beneficiações na parte exterior.
Agradecemos á Câmara Municipal de Góis e á Junta de Freguesia o apoio dado nas nossas atividades em termos logísticos.
Assim como ao Conselho Diretivo da Assembleia dos Baldios da Freguesia do Cadafaz pela ajuda que nos deram nestes anos.
Também agradecemos ás pessoas que nos foram ajudando nas nossas atividades.
Para finalizar não podemos deixar de agradecer á nossa família que nos apoiou nestes anos, sem esse apoio não seria possível termos ido tão longe.
Como puderam ver durante o almoço, as fotos que foram passando foram das nossas atividades e comprovam a participação e alegria de todos vós nestes eventos, são momentos que nunca esqueceremos.
Saímos com a esperança que a União continue bem viva.
Obrigada a todos, sem vocês nada disto seria possível!”

O primeiro secretário, Dina Alves, também falou:
“Quero dedicar um sentido agradecimento a esta maravilhosa equipa.
Quando se reúne uma equipa competente é quase certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. O sucesso de cada projeto depende do empenho de cada um, sem sacrifício, trabalho, dedicação nada se consegue e esta direção é prova disso.
O caminho pode ter sido difícil, mas soubemos manter a confiança entre nós e não desistimos nem nos afastamos dos objetivos e metas.
Passados 4 anos acredito que colhemos frutos e desfrutamos do sucesso, por isso agradeço a todos e a cada um de vocês Valdemar, Paula, Zé António, Victor, Amélia, Virgílio, Américo, pois formamos uma equipa fantástica.
Agradeço também a todos os que de uma forma ou de outra participaram, ajudaram e intervieram no sucesso dos nossos eventos.
Foi uma honra e um privilégio trabalhar com todos.
Agradeço por todas as conquistas que alcançamos juntos, por todas as dificuldades que conseguimos superar.
Finalmente, uma homenagem e agradecimento especial ao meu Pai, que infelizmente já não está fisicamente entre nós, mas que sempre participou, ajudou e foi quem me incentivou com muito orgulho a fazer parte deste projeto e desta fantástica equipa.
Bem Haja!!
Até sempre!!”

No final, foi lembrado, novamente, o José Alves fazendo-se um minuto de silêncio.
A seguir procedeu-se á entrega das placas comemorativas aos sócios que comemoram este ano os 25 e 50 anos de associados. Sendo a sócia com 50 anos: Isabel Maria Gaspar Almeida Simões, a placa foi entregue ao seu irmão Acácio Almeida. E os sócios com 25 anos: Maria Amélia Braz de Almeida Pinto Manuel, apesar da idade avançada veio de Lisboa até ao Cadafaz receber a sua placa comemorativa, Maria da Graça Gaspar Pereira Martins a placa foi entregue ao José António Gomes, assim como a do Paulo Sérgio Alves Martins. Agradecemos ao Valdemar Nunes as placas comemorativas, foram feitas e oferecidas por ele.
Antes de ser cantado os Parabéns á U.R.C., infelizmente este ano sem bolo, por lapso no fornecimento, a presidente Paula Santa Cruz, chamou ao palco os corpos gerentes que estavam presentes no almoço. Começou pelos colegas de Direção: 1º Secretário – Dina Alves, 2º Secretário – José António Gomes, Tesoureiro – Victor Monteiro, 1º Vogal – Carlos Alves, 2º Vogal – Américo Antunes, 1º Vogal Suplente – Maria Amélia Lopes, seguidamente os da Assembleia Geral: 1º Vogal Suplente – Mário Fragoso e o Conselho Fiscal: Secretário – Virgílio Lopes. Por fim, acabou dizendo que não podia de deixar de chamar também o ex-presidente da Direção – Valdemar Nunes.
O Valdemar também proferiu umas palavras, nas quais louvou a Direção por proporcionar eventos de muito bom convívio, conseguindo juntar todos coisa que normalmente não acontecia, terminou pedindo uma salva de palmas para a Direção.
Com este almoço esta Direção termina o seu mandato e é com alguma melancolia que não pretende apresentar a sua recandidatura, pelo que é nossa intenção solicitar a antecipação e realizar a Assembleia Geral mais cedo que o habitual, sugerindo o dia 26 de janeiro, tendo como objetivo dar algum tempo à próxima Direção na preparação e organização das suas atividades para o próximo ano.
Reiteramos os nossos agradecimentos a todos que estiveram presentes e ás pessoas que nos ajudaram em todos os nossos eventos, assim como aos que não puderam vir, mas sempre nos endereçaram as melhores felicidades para os nossos eventos. Obrigada a todos. Até sempre!