domingo, 9 de dezembro de 2012

25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987

CADAFAZ ...

   O povoamento do Cadafaz, perde-se em tempos remotos, deverá ser anterior ao século XII, altura a partir da qual é referido em documentação da época.
   Teve doação especial a D. Anaia Vestáriz.
   Em finais da Idade Média dá-se a sua instituição em freguesia.
   Em 1708, era criado no termo da Vila de Góis e em 1839 pertencia ao Concelho de Seia. Veio a pertencer ao Concelho de Arganil em 1852 e é actualmente uma das cinco freguesias do Concelho de Góis, pertencente ao distrito de Coimbra.
   Aldeia de características serranas, situa-se a meia encosta numa zona sobranceira ao Vale do Ceira, das mais belas do concelho de Góis. As suas casas originais, apresentavam uma construção extremamente ligada aos materiais existentes na região: pedra de xisto ardoseiro, talhados em elementos próprios para construção de paredes ou estratificados em placas de ardósia para os telhados e a madeira de castanho utilizada nos soalhos, varandas e estruturas das coberturas, portas e janelas Apesar de não serem promovidas pelas autoridades competentes as medidas para a sua preservação é ainda possível apreciar habitações tradicionais de grande beleza.
   A actividade da população sempre esteve ligada à agricultura de subsistência, exploração florestal e pastorícia. Já neste século, muitos dos seus habitantes estiveram ligados à indústria mineira, na extracção de vulfrâmio.
   Esta situação contribuiu para alterar os hábitos locais e criou meios económicos que levaram muitos jovens a procurar em Lisboa, em fase do processo de industrialização, um novo emprego.
   Este surto fez com que a população residente entrasse num ciclo de envelhecimento e de crescimento negativo.
   A freguesia de Cadafaz é composta pelas povoações de Cadafaz, Cabreira, Candosa, Capelo, Corterredor, Mestras, Relvas, Sandinha e Tarrastal. Merecem destaque no Cadafaz, a Capela de St.° António, a Igreja Matriz de grande beleza, algumas casas tradicionais, a Fonte dos Portos e o Lagar.
   O aproveitamento das potencialidades florestais e dos recursos naturais poderá ainda permitir a manutenção de alguma população e avançar num projecto ligado ao turismo por um lado e ao sector cooperativo na agricultura por outro.
   Os cadafazenses, conhecidos por «bonecos», designação que lhe vem das castanhas, produção e alimentação com grandes tradições nos seus hábitos, são simpáticos e hospitaleiros, e o amor que têm à sua aldeia está a provocar o movimento de retorno às origens, um movimento que pode criar os caminhos do futuro.


União Recreativa do Cadafaz, 25 anos da União Recreativa do Cadafaz 1962-1987, Lisboa, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua visita e o seu comentário.
Informamos que não serão publicados comentários anónimos.